Implantando a Gestão do Conhecimento por meio dos processos organizacionais

Por Monica Rottmann

É comum ouvir nas organizações comentários a respeito da dificuldade de se implantar na prática a Gestão do Conhecimento (GC), e mais ainda, sobre a complexidade de se medir os resultados obtidos com o esforço dedicado neste sentido. Uma das formas de implantação da GC que têm se mostrado mais promissoras é a adoção de iniciativas e práticas de GC integradas com as próprias atividades dos processos da organização, sejam estes processos de negócio (processos-fim), de suporte (processos-meio) ou de gestão (processos estratégicos).

A Gestão por Processos sistematiza as práticas que geram valor nas atividades da organização. Integrar a Gestão por Processos com a Gestão do Conhecimento permite incluir práticas selecionadas de captura, mobilização e inovação de conhecimentos nas próprias atividades dos processos, de modo a promover a excelência e a aprendizagem durante sua gestão e execução.

Como implantar Gestão do Conhecimento na prática?

Um processo pode ser definido como “um conjunto de atividades estruturadas e medidas destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado” (DAVENPORT, 2013). Em outros termos, um processo é uma sequência específica de atividades que utilizam recursos (inputs) e geram resultados (outputs) para atender a um cliente.

A execução das atividades do processo demanda determinados conhecimentos, que devem ser gerenciados tanto pelo gestor como pela própria equipe de processo, visando o alcance dos melhores resultados. Para se garantir o fluxo de conhecimentos por todos os profissionais que os aplicam, devem ser adotadas práticas ou iniciativas de inovação, captura e mobilização de conhecimentos.

Esta adoção de práticas de GC pode ocorrer ao longo das próprias atividades do processo, no momento e no contexto em que o conhecimento será aplicado. A execução das atividades do processo, portanto, passa a ser integrada com a aplicação das práticas e iniciativas de GC, que se tornam parte da própria sequência de atividades do processo, conforme o esquema apresentado na figura a seguir.

Implantando a Gestao do Conhecimento por meio dos processos organizacionais

Quais práticas de Gestão do Conhecimento são indicadas para cada processo?

O planejamento de quais práticas de GC adotar para um determinado processo pode gerar inúmeras dúvidas. Quais práticas de captura e registro de conhecimentos são as mais adequadas? Mapeamento de processos e elaboração de procedimentos é suficiente? Conhecimentos tácitos, a experiência e a vivência de ocorrências emblemáticas também estão sendo registrados? Talvez seja interessante adotar práticas como Storytelling, banco de lições aprendidas ou boas práticas, somente para citar alguns exemplos.

E como ocorre a mobilização e transferência de conhecimentos entre as equipes?

Em alguns casos, os treinamentos tradicionais são a melhor solução, sem dúvida, mas existem várias outras formas de compartilhamento e disseminação de conhecimentos que podem ser mais adequadas ou complementares, conforme o contexto. Comunidades de prática, cursos on-line, simulações, treinamentos on-the-job, entre outros, podem ser adotados. É necessário adotar inovações no processo? Quais as melhores práticas para a geração de ideias? Programa de ideias, painéis de especialistas, método Delphi, outras? Outro aspecto importante a ser mencionado, é fundamental que as práticas de GC adotadas estejam integradas, cobrindo todas as etapas do ciclo de gestão do conhecimento (captura > mobilização > inovação), para que o fluxo seja efetivo.

Práticas desintegradas nem sempre surtem efeito. Do que adianta, por exemplo, todo o esforço de mapear processos e detalhar procedimentos, se os documentos gerados ficam esquecidos em uma gaveta ou em algum velho computador? Conforme tratamos de forma mais detalhada em workshop que realizamos recentemente [veja o material clicando aqui], o conhecimento registrado deve ser compartilhado e disseminado, deve ser atualizado e renovado, por meio de integração com práticas de mobilização e inovação.

A seleção de práticas de GC a serem adotadas por uma organização depende de inúmeros fatores, entre eles a natureza dos conhecimentos a serem gerenciados, a cultura de aprendizagem organizacional existente, além do próprio contexto em que cada processo é executado. Uma vez mapeados e priorizados os conhecimentos a serem gerenciados, deve-se planejar o melhor conjunto de iniciativas que irá permitir a captura, a mobilização e a inovação destes conhecimentos, bem como sua aplicação.

Com estes aspectos atendidos e alinhados estrategicamente, a gestão por processos pode ser a conexão perfeita para inserir as práticas de gestão do conhecimento como parte das atividades do dia a dia do negócio. Como a gestão do conhecimento deve ser.

Referências DAVENPORT, T. H. Process Innovation – Reengineering Work Through Information Technology. Boston: Harvard Business Press, 2013.

Conheça melhor a metodologia Impakt de Gestão do Conhecimento. Clique aqui.

Posts relacionados

Os 5 Ps da Gestão do Conhecimento  

Os 5 Ps da Gestão do Conhecimento  

Se pedirmos para um grupo de pessoas explicitar algum termo que represente a Gestão do Conhecimento (GC), ao final da atividade nós teremos uma nuvem de palavras diversas. Minha inquietação com esse universo de diferentes abordagens começou já no mestrado, em 2013,...

Share This