O Valor da Gestão do Conhecimento

Por Krissya Tigani

No encontro realizado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC, no início de Novembro, Embraer, Sabesp e Impakt debateram o valor da gestão do conhecimento e sua contribuição para o desempenho das organizações. O debate gerou insights e mostrou que o valor gerado pela gestão do conhecimento pode ser muito maior do que as organizações têm percebido, mas para isso alguns pontos-chave devem ser considerados.
José Eduardo Carrara Junior, gerente de sistemas de gestão da Embraer; Marcia Aires, coordenadora do programa de gestão do conhecimento da diretoria metropolitana da Sabesp; e Beto do Valle, fundador e diretor-presidente da Impakt Consultoria, apresentaram suas visões a partir de duas questões centrais:
• Como gerar resultados relevantes a partir de iniciativas de gestão do conhecimento?
• Como demonstrar esses resultados?

Práticas orientadas ao negócio

Diversas práticas foram citadas pelos palestrantes para exemplificar formas de gerir conhecimento e suas contribuições às organizações. Entre as principais iniciativas da Sabesp, foram contempladas: a adoção do Modelo de Excelência na Gestão (MEG), a padronização das práticas e de processos das unidades da empresa, a internalização de conhecimentos relevantes e o programa Melhores Práticas. Já as práticas da Embraer que receberam maior destaque no evento foram: as comunidades de prática, os manuais de know-how de engenharia, o Seminário Embraer de Tecnologia e Inovação e a gestão de prontidão.

Segundo Beto do Valle [veja apresentação clicando aqui], o que estas iniciativas têm em comum, e que garante a contribuição das mesmas às empresas em que estão inseridas, é a orientação ao desempenho do negócio e ao alcance de resultados no curto, médio e longo prazo.

Conhecimentos críticos

Para orientar a GC a contribuir para os resultados esperados é preciso entender o contexto da organização, a dinâmica do negócio e quais são os conhecimentos críticos às atividades da empresa. A partir desse entendimento é possível desenvolver soluções estratégicas capazes de contribuir ao negócio e gerar impacto significante para as organizações.

Institucionalização da gestão do conhecimento

Outra questão importante levantada por Beto foi a importância da institucionalização das iniciativas de gestão do conhecimento e o vínculo das mesmas com os processos organizacionais. Caso as iniciativas sejam pontuais ou dependentes exclusivamente de alguém que “levante a bandeira” da gestão do conhecimento dentro da empresa, as práticas organizacionais e suas contribuições ao negócio dificilmente serão consistentes e terão continuidade no longo prazo.

Um fator importante para institucionalizar tais iniciativas são os indicadores de resultados. Apesar de muitas vezes ser deixada de lado, a etapa de avaliação de resultados é o que ajuda a demonstrar o valor dos investimentos em gestão do conhecimento da organização e o que constrói um ambiente favorável e participativo, no qual as pessoas percebem os benefícios gerados pelas práticas e se sentem estimuladas a contribuir.

Gestão do conhecimento: investimento em diferenciação e crescimento

Podemos concluir que investir em conhecimento não só é desejável como necessário para organizações que buscam aumentar seu valor de mercado e ampliar suas capacidades internas. O conhecimento é a parte central de qualquer negócio e a capacidade de gerenciar o conhecimento, desde que esteja voltada a contribuir de forma estratégica à melhoria de resultados das organizações, será a grande fonte de diferenciação, de desempenho e de crescimento do século XXI.

*Krissya Tigani é consultora da Impakt. Atua em gestão do conhecimento, educação corporativa e gestão da inovação.

Quer conhecer mais sobre a Impakt Consultoria? Clique aqui

Posts relacionados

Os 5 Ps da Gestão do Conhecimento  

Os 5 Ps da Gestão do Conhecimento  

Se pedirmos para um grupo de pessoas explicitar algum termo que represente a Gestão do Conhecimento (GC), ao final da atividade nós teremos uma nuvem de palavras diversas. Minha inquietação com esse universo de diferentes abordagens começou já no mestrado, em 2013,...

Share This