Quais os conhecimentos críticos para o desempenho dos processos?

Por Monica Rottmann

A busca por maior produtividade, por excelência no desempenho e por melhores resultados tem evidenciado cada vez mais a importância de se gerenciar os processos dentro de uma organização. Tarefa que não é simples, principalmente em empresas que ainda vivem a cultura funcional ou departamental.

A gestão por processos exige um foco maior sobre os chamados “processos prioritários” ou “processos críticos”. Mas quais são os processos críticos em cada negócio? A priorização de processos ou a identificação de processos críticos constitui uma das primeiras etapas para se implantar a gestão por processos.

Um dos métodos mais amplamente utilizados para a identificação de processos críticos é a análise do impacto do processo no resultado do negócio, associada à análise do desempenho atual do processo, método chamado de Matriz B-Q (ROTONDARO, 2012). Por este método, avalia-se a correlação dos processos com fatores-chave que irão impactar os objetivos estratégicos da organização, ou seja, o impacto do processo no negócio. Simultaneamente, deve ser avaliada a atual qualidade de desempenho de cada processo, ou seja, a qualidade da saída do processo em relação às expectativas do cliente. Com a análise destas duas dimensões – impacto e desempenho – identifica-se quais processos são prioritários e qual o tipo de ação mais adequada para seu gerenciamento: melhorias localizadas, aprimoramento contínuo, adequação ou inovação.

Mas serão estes aspectos suficientes para identificar o que é crítico no negócio? Do que adianta saber quais são os processos críticos e tentar gerenciá-los, se o conhecimento necessário para sua execução não é gerenciado? O desempenho e os resultados de um processo dependem diretamente da aplicação do conhecimento necessário para sua execução, e mesmo para seu gerenciamento. A pergunta, portanto, não é somente “quais são meus processos críticos?”, mas principalmente, “quais são os conhecimentos críticos para meus processos críticos”?

Mapeando os conhecimentos críticos para os processos

Gerenciar os conhecimentos críticos é essencial para qualquer negócio que almeje alcançar bons resultados, tanto no presente como no futuro. A gestão do conhecimento permite à organização estruturar o fluxo de conhecimentos, utilizando ferramentas integradas para sua captura, mobilização e inovação. Identificar quais são os conhecimentos críticos é o primeiro passo nesse sentido. Com esta finalidade, devem ser estabelecidos critérios específicos para avaliar, no mapeamento, os conhecimentos mais críticos para a organização (ERMINE et al, 2006).

Um dos aspectos fundamentais a ser analisado durante a identificação de conhecimentos críticos é a necessidade de aplicação de determinado conhecimento nos processos críticos do negócio. Entre os critérios estabelecidos para a análise de criticidade dos conhecimentos, é essencial que seja analisado o impacto daquele conhecimento para a execução e o gerenciamento de processos críticos da empresa.

Outros critérios são igualmente importantes, como a raridade no mercado, o risco de perda e o grau de contribuição do conhecimento para a diferenciação da organização. Mas a relevância do conhecimento para os processos críticos do negócio é o critério que garante que os ativos intelectuais essenciais para a excelência dos processos estão sendo devidamente priorizados.

A construção de um mapeamento completo de conhecimentos relevantes e a avaliação de criticidade dos mesmos pode ser uma tarefa árdua, mobilizando grande número de pessoas, inclusive a alta direção da empresa. Esta tarefa, entretanto, é fundamental para promover um salto de qualidade e produtividade nos processos da organização, que são a força motriz de qualquer negócio.

Referências Bibliográficas

ERMINE, J-L., BOUGHZALA, I.; TOUNKARA, T. (2006), Critical Knowledge Map as a Decision Tool for Knowledge Transfer Actions, The Electronic Journal of Knowledge Management, Volume 4, Issue 2, pp 129-140.

ROTONDARO, R. G. Gerenciamento por Processos, in CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. (2012), Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Campus.

Posts relacionados

Os 5 Ps da Gestão do Conhecimento  

Os 5 Ps da Gestão do Conhecimento  

Se pedirmos para um grupo de pessoas explicitar algum termo que represente a Gestão do Conhecimento (GC), ao final da atividade nós teremos uma nuvem de palavras diversas. Minha inquietação com esse universo de diferentes abordagens começou já no mestrado, em 2013,...

Share This