Muitas organizações não entendem ainda a real importância da Educação Corporativa para o sucesso do negócio e para auxiliar a organização a alcançar seus objetivos estratégicos. O desenvolvimento das capacidades das pessoas é visto como algo corriqueiro na rotina organizacional – “temos que cumprir o orçamento de treinamento” ou “vamos oferecer este curso a ele como forma de reconhecimento” – mas não se enxerga a sua contribuição para o sucesso dos negócios. Frequentemente se questiona o valor da educação, que chega a ser um dos primeiros elementos orçamentários a ser cortado em períodos de dificuldades.
Mas a nossa experiência sugere justamente o contrário: quando a estratégia de educação está total e irrestritamente alinhada à estratégia do negócio, a organização tem mais chances de conseguir desenvolver as capacidades de que necessita para tornar realidade o que foi planejado, para se diferenciar de seus competidores, e em alguns casos, para superar períodos de dificuldades.
Um ponto de suma importância é garantir que as pessoas responsáveis pela concepção e execução da estratégia de educação participem ativamente da discussão da estratégia organizacional, para desta forma assegurar que a estratégia educacional seja orientada prioridades estratégicas e mesmo se ajuste às mudanças que podem ocorrer no direcionamento estratégico do negócio.
A busca de uma Educação Corporativa que realmente contribua para o negócio aponta para que todos os elementos que conformam o Modelo Educacional estejam de alguma forma alinhados com a estratégia da organização, para assim garantir que a educação cumpra seu maior propósito, que é contribuir para o desenvolvimento e crescimento consistente das pessoas e da organização.
A nossa abordagem para a Educação Corporativa [clique aqui para conhecer] avança nessa direção ao tratar a aprendizagem como uma ferramenta do negócio. Só assim a educação corporativa poderá efetivamente gerar valor e ajudar a construir a empresa do futuro.
Conheça o Blog da Impakt. Clique aqui: